sábado, 9 de dezembro de 2017

UNIÃO PELO DESENVOLVIMENTO

Preleciona o professor Mauriti Maranhão que “Pode parecer óbvio que todo grupo constituído devesse ter naturalmente uma finalidade estabelecida, comunicada e compreendida por todos seus integrantes. Nem sempre é assim. Grupos aparecem e desaparecem, dependendo da sua dinâmica interna e dos fatores externos. E desaparecem tão mais rapidamente quando menos tiverem um propósito suficientemente estabelecido. Um grupo constituído, quanto mais estável e sustentado (no tempo), acabará por se aproximar do que atende-se por organização.
Um dos fatores que mais influenciam a estabilidade e a sustentação dos grupos no tempo é a existência de um propósito, que pode ser visto como a cristalização de uma vontade, um mantra ou inconsciente coletivo, que orienta e estimula as ações das poucas partes pertencentes à organização. Quanto melhor estabelecido e mais eficazmente comunicado o propósito, maior será a coesão do grupo, transformando-o propriamente em uma organização mais e mais sólida. O propósito, ou finalidade, é possivelmente a melhor “cola’ para a unir, força e poder da organização”.
Serve o texto para definir o trabalho que está sendo desenvolvido por um gruo de empresário de São Francisco, que em 2015 criou o Grupo de Desenvolvimento de São Francisco – GDESF. O que parecia um sonho distante, vai, com o passar dos anos se cristalizando como uma saudável realidade. Tudo começou por volta do ano de 2015, quando dezesseis empresários se reuniram e tiveram a ideia de pensar São Francisco, a São Francisco que queremos.  Não há de se negar que era isso, exatamente que São Francisco precisava, de muito tempo, o envolvimento do coletivo pensando ações no sentido de alavancar o progresso do município. Pensaram bem os empresários se for levado em consideração que no passar dos anos nada era feita no sentido de mudar os rumos do município, deixando as ações sempre a mercê dos políticos que, por sua vez, quase sempre sem um planejamento tocavam o barco na mesmice secular. Com isso São Francisco foi perdendo oportunidades, mergulhando no atraso, deixando de alcançar conquistas que pudessem representar a transformação de sua quase provinciana vida. Perdia-se em lamentações como o tradicional mote de João Botelho Neto – “São Francisco do já teve”, ou esticar os olhos às conquistas de municípios vizinhos sempre contemplados com benesses dos governos federal e estadual – no caso basta, primeiro, ver a imensa desigualdade com as contemplações do município de Januária, que se transformando em pólo regional, concentra todos os órgãos mais importantes nas áreas dos dois governos. Mas não fica só neste exemplo. São Francisco perdeu muito mais no passar dos anos, como no caso da instalação do Instituto Federal.
Agora, chegou o GDESF e apresentou um plano de desenvolvimento ao governo municipal que, certamente, deverá chegar ao Legislativo. Enseja, aos dois poderes, meios para promoverem o desenvolvimento de São Francisco correspondendo os anseios e necessidades da comunidade. Seria um trabalho baseado no estudo coletivo e que, na sua realização contaria com o apoio do Grupo e da comunidade no todo. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário