sábado, 10 de fevereiro de 2018

O SÃO FRANCISCO GANHA FORÇA


Nesta sexta-feira o nível das águas do São Francisco chegou aos 6,30 m – fato que não ocorria há muitos anos. Uma alegria, sem dúvida, para os barranqueiros que gostam de ver o seu rio pleno de água, de barranco a barranco, sem tantas e tantas coroas.
Uma grande satisfação, mas que precisa de um pouco mais, segundo moradores do entorno das lagoas: é preciso chegar, no mínimo, aos 7,30 m para o rio vazar e encher as lagoas. A esperança é que o ele chegue a essa marca, pois é importante que haja a ligação dele com as lagoas para reposição de suas águas e procriação de peixes.
EFEITO BARRAGEM
As barraginhas construídas pelo Codema (Patrulha Mecanizada do Meio Ambiente) nas comunidades de Retiro do Morro e Curral Velho (pequenos produtores Gilberto Pereira e Afrânio de Almeida), estão totalmente cheias, para safisfação dos proprietários das terras onde foram construídas. Assim, além de atender a esses proprietários, com reserva de água para dessedentação de animais e outros fins, elas têm grande utilidade na reposição do lençol freático.
ESTRADA DO MOCAMBO
A Patrulha Mecanizada do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras, recuperaram um trecho da estrada  de acesso ao povoado Mocambo-Santana de São Francisco, no ponto crítico da ponte do córrego Mocambo, que estava a ponto de provocar a interrupção do tráfego naquela importante via. Foi feito um reforço do aterro e encascalhado o piso. Uma obra pequena, mas que tem grande reflexo no meio ambiente, evitando-se o carreamento de sedimentos arenosos para o leito do córrego e pastagens. Isso sem falar na garantia do tráfego de veículos naquele trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário