sábado, 3 de fevereiro de 2018

PEQUENA CRÔNICA

PINÇANDO O SF
O pequeno “SF” – O Jornal de São Francisco – guarda um formidável acervo da história de São Francisco, retalhos do cotidiano, notícias interessantes, passagens de governantes. Era um jornal denso, recheado de letras, pois não havia, àquele época, o recurso da fotografia. Quando conseguia alguma ilustração era através de clichê, muito difícil e caro de conseguir, só possível em Belo Horizonte.
Todos sábados os são-franciscanos recebiam o jornal em sua casa, para muitos, com ansiedade, como no caso de Leonides Dourado, que foi além – organizou uma coletânea, muito preciosa e da qual nos valemos para pinçar uns fatos.
Para recordar, como gosta o Edmilson do Dínamo, com seu acervo fotográfico, o Portal vai pinçar algumas notas.
“ANO FUTEBOLÍSTICO”
“Os amantes do futebol, no ano de 1964 não podem se queixar ou reclamar que tenham sido privados de espetáculos do esporte rei, pois com poucos intervalos os clubes se movimentaram e procuraram preencher as tardes domingueiras com disputas, muitas das quais atraindo grande público.
Lamentavelmente, entretanto, que a Liga Esportiva de São Francisco não tenha se dignado de dar o ar da graça, tendo permanecido alheia e desinteressada pelas nossas atividades futebolísticas. Aliás, é bom que se diga, se dependesse da Liga, órgão fictício ou acéfalo, o são-franciscano não teria tido oportunidade de presenciar alguns dos bons espetáculos que lhes foram proporcionados.
O Campeão
O Dínamo campeão do último certame patrocinado pela Liga Esportiva no ano de 1963, não esteve na mesma evidência dos anos anteriores, eis que a agremiação de Edmilson Cavalcante andou, durante tempo mais que normal, afastada das canchas.
No entanto, retornando aos gramados, o Dínamo voltou a demonstrar suas virtudes de campeão realizando bons encontros e dando provas de que é sério candidato ao campeonato próximo. Em seus jogos, o Dínamo venceu Brasília de Minas 2×0, Mirabela 4×1, Bancários de Montes Claros 4×2, empatou três vezes com o Racing. sendo derrotado pelo Racing por 5×4 e por Brasília 4×3″.
COMENTANDO, estabelecendo um paralelo entre as duas épocas -janeiro de 1965, quando foi publicada esta matéria e, agora, janeiro de 2017.
São Francisco, de uns anos para cá, não tem Liga Esportiva, não tem campeonato, não tem estádio, não tem jogos senão partidas esporádicas disputadas no bairro Sagrada Família ou no “Poeirão”. O futebol da cidade está em banho maria e parece que a juventude e sociedade esportiva não estão nem aí.
O Dínamo de tantas glórias, tantas vezes campeão e representante lídimo de nosso futebol, com uma mística fantástica,agora é parte da história. O velho e valente capitão Edmilson pendurando as chuteiras, pendurou também o grande esquadrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário