terça-feira, 1 de agosto de 2017

BLOG 2017

Em 2014 fiz a última postagem no blog joaonavesdemello.blospot.com.br. De lá até 2017 viajei noutros espaços. Primeiro mais dedicado ao jornal O Barranqueiro, que levamos da primeira edição à 713. Vivi intensamente este período registrando histórias, nossa cultura, fatos, paisagens, expondo ponto de vista em editoriais e colhendo contribuições de diversos cronistas com tantas e belas informações: João Botelho Neto, Adalgiza, Tarcísio – com sua divertidas e inspiradas crônicas – GEFA, e tantos outros, durante ... anos com foco em tudo que acontecia em São Francisco.

Mais recentemente, lançamos o PortalVeredas com o amigo Dirceu Lelis de Moura e Herbate Caramuru, o Binha.

Nesse período dediquei, ainda, bom tempo aos escritos lançando o romance Joaquina – Uma lenda Urucuiana. Debrucei-me sobre dois novos livros: Folclore de São Francisco e a História de São Francisco – uma crônica, que já estão prontos para o prelo.  E, na fase de elaboração, mais dois (por cobrança de amigos): Escola Caio Martins – a história que não foi contada e Crônica do futebol de São Francisco.

Com isso, este Blog acabou ficando de lado, o que me causava pesar.
Agora, parece-me que o Barranqueiro foi para o estaleiro. O entusiasmo do diretor Neto exauriu-se: dificuldades econômicas, falta de apoiou do comércio, desinteresse das prefeituras da região e por aí afora. Parou ou está parado desde o mês de maio. Uma pena, pois o Barranqueiro tinha a estampa de São Francisco e alcançava grande repercussão meio a leitores da cidade e alhures. Coisas do Brasil.

O PortalVEREDAS, segue trôpego. Dirceu teve que dar uma esticada a Belo Horizonte, sem retorno marcado, e o Caramuru se vê muito atarefado em seu trabalho na gráfica Santo Antônio, que toma seu tempo de segunda-feira a sábado.

Por minha sorte o meu antigo e competente diagramador Jonas Silva, está de regresso a São Francisco, agora casado e com um filho, o Davi. Então vi despertar a oportunidade de reativar o Blog, pois não sou de acomodar e não me sentia feliz sem poder continuar registrando a vida são-franciscana e meus os trabalhos.

Não será como o jornal, nem como o Portal que tinham caráter jornalístico, informativo genérico. Contudo, pensamos numa renovação e inovação no blog, debatida e ideia com o Jonas. Vamos iniciar com quatro compartimentos: história, literatura, meio ambiente (pois precisamos ficar atentos com o que acontece com o nosso rio São Francisco e nosso cerrado) e uma galeria de fotos (aqui com a participação do artista Guilherme Barbosa Pereira, o Gui).


Eis-nos de volta.

Um comentário:

  1. Joao Naves , foi diretor e prof. em 1967 da escola Caio Martins em Sao Francisco. foi ou é uma pessoa que reunia tudo de bom que o ser humano pode oferecer. até bom de bola ele foi.Moro ha 50 anos no Rio de Janeiro e frequentemente comento com amigos e familiares sobre ele e o prazer de ter conhecido. sou de brasilia de minas .fabio brito

    ResponderExcluir