sábado, 5 de agosto de 2017

CAIO MARTINS, RETRATO DE UM BRASIL DE HOJE

                                                                                                                            I - parte




O que ocorreu com as Escolas Caio Martins (hoje FUCAM) é inaceitável, inacreditável, incompreensível, um reflexo da insensibilidade e despreocupação de governantes com os rumos da educação e assistência social no país. É até compreensível (mas não aceitável, de forma alguma) se se estender o olhar ao que está acontecendo no meio político do país. Uma lástima. Vejamos um pouco do histórico das Escolas Caio Martins, que preciso se faz para melhor entender nosso inconformismo. Resumiremos a fantástica história de tão formidável instituição, em capítulos.

O COMEÇO

Em 1947, Manoel José de Almeida, jovem major da Polícia Militar de Minas Gerais, atendendo recomendação do Comandante Geral da Corporação, procedeu uma visita à fazenda Santa Tereza, campo de remonta da Polícia Militar, situada no município de Esmeraldas, em companhia de sua esposa e filhos. Ele ainda não tinha em mente o que propor, mas viera à sua mente a lembrança de José Muniz, famigerado bandido que assustava a capital mineira, recentemente preso e condenado. Segundo soubera, a sua vida criminosa fora fruto de uma infância sofrida, abandonada. Somou isso à preocupação que ele tinha com os problemas assistenciais que já afligiam os moradores da capital. Veio, então, a ideia de fundar uma escola para receber crianças desvalidadas, um centro de educação. A ideia foi acolhida e ele apresentou o plano de como ela deveria funcionar, fruto das reestruturações que vinha promovendo na corporação visando substituir a velha atitude policial de “vigiar e reprimir” pela de “educar e assistir”. Coube a ele a missão de implantar a escola. Como um sopro divino veio o nome para ela – Caio Martins, o escoteiro que perdera a vida em um acidente de trem na serra da Mantiqueira - ferido mortalmente, recusou o auxílio da maca recomendando: “Não, há pessoas mais machucadas do que eu, um escoteiro caminha com as próprias pernas”. Infelizmente ele faleceu, mas aquela frase se tornaria o lema da instituição criada: “O escoteiro caminha com as próprias pernas”.

A vida da escola começou com a chegada de dezoito meninos da Cidade de Ozanan, que foram abrigados no primeiro lar – um velho paiol. Isso no dia 3 de janeiro de 1948, primeiro passo de uma fulgurante história sócio-educacional.

Entregue à nova função (missionária, diga-se) Manoel Almeida mergulhou no mundo por onde permeavam ilustres educadores, pedagogos e sociólogos: Amaral Fontoura, Helena Antipoff,  Lourenço Filho, entre tantos que passaram fazer parte do convívio da escola.

Em 2 de janeiro de 1952, depois de se consolidar no vale do Paraopeba, a escola se estendeu até às barrancas do rio São Francisco, assentando um núcleo em Pirapora (hoje Buritizeiro). Filhos de pescadores seriam amparados, teriam condições para se educarem e prepararem para a vida e para o ofício. A Escola dava um passo no  cumprimento do lema: começou a caminhar com as próprias pernas.

Em 1953 a Escola Caio Martins deu um dos mais importantes passos de sua trajetória salvítica do homem do campo, plantou um núcleo nas barrancas do rio Carinhanha em região lindeira com a Bahia.

A respeito de tão fantástico e arrojado empreendimento que tinha entre pressupostos educacionais, o de barrar o fluxo de emigrantes nordestinos em seu êxodo para a capital mineira, assistindo-os na própria região. A respeito escreveu Waldemar Malburguer de Oliveira, diretor da revista Minas Magazine, quando do embarque da caravana, em Belo Horizonte, rumo à região lindeira de Minas com a Bahia: “O que ides fazer é coisa de visionário. Podeis conceber, em pleno século XX, uma obra de bandeirantes? Pensais, por ventura, que é fácil povoar 484.000.000 metros quadrados? Não tendes nem onde abrigardes; sofrereis frio; ficareis expostos à chuva e ao sol; tereis fome e sede; ouvireis uivos de feras. Vós, os moços, podereis suportar tamanhas provações? E Por que e para que? Se resistires a tudo e, amanhã transformardes  aquelas quase selvas num aglomerado humano e, quem sabe, mesmo numa cidade diferente, marcando uma civilização espiritual nova  para combater a desordem moral que se alastra, cheia de homens  com uma consciência sólida, sãos de corpo e espírito, transbordantes de amor pelo próximo e por si mesmos, em resumo, se, se conquistares tanto, julgais que, ainda assim, a gratidão humana se lembrará de vós, dos vossos sofrimentos? Estais enganados...(...) E,  agora, parti Bandeirantes das Escolas Caio Martins! Deus derramará todas as bênçãos sobre vosso chefe e sua família, professores e jovens que a integram, temos disto certeza todos os homens de ideal e de fé...”


E lá foram 12 jovens bandeirantes, moderna bandeira a desbravar inóspito sertão: enfermeiro, pedreiro, pintor, bombeiro, alfaiate, oleiro, padeiro, sapateiro, barbeiro eletricista com a missão de transformar o meio e melhor assistir os moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário