sábado, 19 de agosto de 2017

CAIO MARTINS, RETRATO DE UM BRASIL DE HOJE

 III - parte
Olimpíadas - CI Esmeraldas
 Em ligeira abordagem focamos a instalação das Escolas Caio Martins – Esmeraldas – a sede – Carinhanha, Urucuia, Januária e São Francisco. Uma verdadeira epopeia, revelando o elevado e atirado espírito empreendedor de Manoel Almeida, um homem à frente de seu tempo. Como foi possível nascer, de uma simples emergência ou necessidade, de dar melhor destino a uma fazenda de criação de cavalos –  que já não era mais interessante e tornara-se um empreendimento muito caro –, uma instituição que teria marca indelével no campo da educação no Brasil.

Manoel Almeida, de exemplar e criativo militar, revelou-se um grande educador, um sociólogo, pedagogo, um idealista incansável e plantador de sonhos realizáveis. O seu trabalho, desde os primeiros anos da instituição, revelava uma faceta muito importante de sua personalidade – era um patriota. A respeito, registro o que disse um padre-educador canadense em visita à Escola de Esmeraldas, quando ficou conhecendo o trabalho de Manoel Almeida, isso nos primeiros anos da instituição: “Agora sei qual é o verdadeiro sentido da palavra patriotismo”. Eram inúmeras as caravanas que visitavam aquela unidade a cada fim de semana ou domingo, conversando com imberbes alunos do primeiro Curso Normal Regional, o que se dava, muita vezes, em rodas de conversa no bosque – belo bosque da escola. Comum eram as visitas de Helena Antipoff, uma ardorosa incentivadora do coronel Almeida, Amaral Fontoura, deputados e governantes – Pedro Braga, Arnon de Mello, Juscelino Kubistchek (então governador de Minas), governador Bias Fortes e tantos outros. De uma feita, embevecidos, os alunos ouviram histórias contadas por Malba Tahan, à sombra das árvores do bosque. Fantástico. De cedo os alunos já conviviam – e ouviam – com ilustres figuras do campo da educação e da polícia nacionais, o que não fazendo parte do seu currículo escolar, por simbiose enriqueciam seu conhecimento preparando-os para missões futuras. E isto tornou possível a formação das Bandeiras do Carinhanha e Urucuia, com seus componentes imbuídos de muito ideal e amor à Pátria. E, depois, ainda no primeiro ano do Núcleo Colonial do Carinhanha, no mês de dezembro, seis alunos do Curso Normal Regional de Esmeraldas, quatro deles com menos de 15 anos, foram estagiar e colaborar com os bandeirantes na instalação daquele Núcleo – uma jornada sem igual e impossível nos dias de hoje se considerarmos o ECA.

A Escola Caio Martins alçou altos voos e foi se assentar nas barrancas do São Francisco e vales do Carinhanha e o Urucuia e lá, mais do que  cumprir sua sacrossanta missão no campo da educação, plantou nova civilização que teve forte marco no processo de conter o êxodo rural para as grandes cidades e de assistir uma gente esquecida.

Juvenília
O Núcleo do Carinhanha transformou-se na formosa e progressista cidade de Juvenília (cidade dos jovens, como batizada foi por Antônio Montalvão, fundador da cidade extremo de Minas com Bahia, Montalvânia), cumprindo-se o que vaticinara  o jornalista Waldemar Malburguer de Oliveira, diretor da revista Minas Magazine, em mensagem aos jovens bandeirantes: “...E se resistires a tudo e, amanhã transformardes  aquelas quase selvas num aglomerado humano e, quem sabe, mesmo numa cidade diferente, marcando uma civilização espiritual nova  para combater a desordem moral que se alastra, cheia de homens  com uma consciência sólida, sãos de corpo e espírito, transbordantes de amor pelo próximo...”

Vila Conceição
Nas margens do ribeirão da Conceição, floresceu uma bela e próspera vila, plantando a civilização, uma nova civilização nas ruinas da fazenda de dona Joaquina. Do Núcleo, hoje, destaca-se a bela e importante vila Conceição, distrito de Riachinho-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário