sábado, 13 de dezembro de 2025

PROMOVENDO A JUVENTUDE

 


Na atenção à terceira idade, juventude e adolescentes, São Francisco conta com dois dedicados e voluntários professores: César Coyote e Tok-Tok. O trabalho deles se desenvolve através de artes marciais (Muay Thai, Jiu-Jitsu ... ) e Capoterapia na promoção social de crianças, jovens, adultos e idosos. Desenvolvem atividades em associações, escolas e espaços abertos. O trabalho dois é independente, mas tem o mesmo objetivo, proporcionar a melhoria de vida de idosos, fortalecendo a juventude e cooperando nas escolas, pois as aulas são coadjuvantes do ensino tradicional através da melhoria da concentração, de proporcionar a autoestima, a disciplina e a saúde com total segurança. A manutenção deste trabalho exige muito sacrifício, muita dedicação, locomoções internas e fora da cidade atendendo solicitações comunitárias – tudo às suas expensas. A remuneração é insignificante, pois a maioria das pessoas atendidas são de baixa renda.

Tok Tok tem o CT Esperança e o Coiote o CT Energia – ONG Resgate da Vida,  as duas com ampla difusão no município e até mesmo em municípios vizinhos.

Nesta semana os dois viajaram para o Rio de Janeiro acompanhando dois atletas são-franciscanos: Matheus Santos, 17 anos, aluno do professor Coyte e Rodrigo, atleta do professor Tok Tok, campeões na categoria Muay Thai em torneios realizados em São Fancisco, Montes Claros, Jequitai  e Bocaiuva nos quais acumularam pontos que os levaram às finais do Campeonato Brasileiro de Muay Thai. As lutas serão realizadas nos dias 13 e 14 deste mês.

Para cobrir as despesas da delegação – viagem e hospedagem – Tok Tok foi contemplado, em parte, pela PNAB com um projeto cultural através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, e o Coyote viajará por conta própria. A complementação dos recursos deu-se através de doações e do apoio de um grupo de mulheres da comunidade, As Lobas,  que promoveram um bazar para arrecadação de fundos.

A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), que promove o campeonato, é a principal entidade desse esporte no Brasil, com mais de 30 anos, promovendo o Muay Thai autêntico, formando campeões e organizando competições nacionais e internacionais, sendo reconhecida pela WMF e PAMC, e oferecendo cursos e graduações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário