Um grupo de casais mantém, na cidade, um salutar encontro ocasional. Sugestivo o nome dado a ele: Grupo do Bonde. Poderia referir-se ao veículo, o que conduz pessoas, no entanto tem outra conotação popular: um grupo de amigos, uma turma, uma galera. Indo um pouco mais além, lembra-se da antiga expressão “andar de bonde”, ou seja, lado a lado, caminhar juntos, remetendo-se ao antigo footing em torno de uma praça. Em todos os casos implica em estar junto. Bem o disse Cícero, filósofo e orador romano, sobre a importância da amizade: “Pois aquele que olha um verdadeiro amigo, olha um como outro, exemplar de si mesmo. Graças à amizade, os ausentes são presentes, os pobres são cumulados, os fracos são fortes, e, o que é difícil de se dizer, os mortos vivem: vivem na honra, na memória, na dor amigos”. Então, assim foi que nos idos de 2020, mais precisamente no dia 8 de março, um grupo de casais resolveu estreitar mais ainda seus laços de amizade promovendo encontros rotativos em suas residências. A iniciativa vingou-se, tornou-se rotineiro o encontrar para contar casos, rir, cantar, dançar e, porque não, saborear algumas iguarias. O grupo hoje é constituído pelos casais Tarcísio Generoso e Socorro Neves, Sérgio e Zane, André e Beatriz, Airton Veloso e Fatinha, Charlim e Dione, Evilton (in memoriam) e Letícia.
Neste mês o Grupo reuniu-se na bela residência do casal Tarcísio e Socorro, com uma ornamentação natalino foi muito especial, com alegria espontânea, muitos abraços, sorrisos, fotos e música, muita música levada por Umbelino e Dudu, e intervenções de Socorro, Luizão, Renata e Luciana.
Nesta quadra de tantas preocupações em nosso País abrir um espaço para o refrigério da alma é reconfortante, renovam-se as energias, dá asas à alma para que ganhe a plenitude da paz, do amor, tudo o que enseja a amizade. Recorrendo, ainda ao Cícero: “Tudo o que existe e se move na natureza é criado pela amizade e dissolvido pela discórdia”.
Assim, alimentar o sentimento de amizade é um pressuposto de viver feliz superando as ansiedades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário