sábado, 6 de janeiro de 2018

CAIO MARTINS, RETRATO DE UM BRASIL DE HOJE

                                                                                                           XXII - Parte


EDUCAÇÃO INTEGRADA
O processo de transmissão de conhecimentos adotado no Centro Integrado de Esmeraldas desenvolvia-se do ensino de segundo grau ao ensino de primeiro grau. No caso do segundo grau, como já foi descrito, eram específicas e concomitante às disciplinas oferecidas nos cursos com complementariedade nas aulas práticas com a duração de quatro ou mais horas por dia, de segunda a sexta-feira, indo além no caso da monitoria no horário de estudo dos alunos menores, prestadas pelos alunos do curso de Magistério no lares, à noite.
O processo pedagógico empregado no ensino de 5ª a 8ª séries não tinha a regularidade dos projetos de Educação e Saúde e de Produção, do segundo grau. As aulas práticas eram ministradas de acordo com as ocasiões.
Exemplo:no processo de sexagem manual  de alevinos – machos de fêmeas. Os alunos tinham oportunidade de aplicar conhecimentos de matemática (dimensões dos tanques, vasão de água); química (oxigenação dos tanques) e de biologia (organismos dos peixes). Igualmente ocorria no abate de peixes para o consumo: conhecimento do organismo dos peixes e aproveitamento das escamas e vísceras na fabricação de ração para animais.
 Aula prática
Outro exemplo: na construção de protótipo preparação de composto orgânico (vegetal e esterco) para transformação em adubo lembrando, preliminarmente, que o CI toda matéria orgânica deveria ser aproveitada – todo extrato resultante de capina de jardins, ruas e quintais, deveria ser recolhido e encaminhado a um local adredemente selecionado para composto. A importância do composto e como deveria ser sua preparação era levada especialmente aos alunos com a participação de professores de Português, Matemática, Química e Religião. O professor de Religião abria a prática levando os alunos .a um momento de reflexão e oração invocando a grandiosidade do Criador, que se faz presente nas mínimas coisas. Depois, o professor de Matemática levava os alunos a preparar a área para construção do composto: limpar o terreno e medi-lo para definir a metragem quadrada do composto. Feito isso, o professor de Química instruía sobre a colocação de uma primeira camada de capim, definindo sua espessura e, sobre, ela a colocação de leve camada de esterco. Voltava o professor de Matemática e trabalhava com os alunos para encontrar a metragem cúbica da camada e, assim por diante, até a conclusão do composto que, geralmente atingia a uma altura de 1,50m. Por fim, o professor de Química fazia uma exposição sobre o que era o composto e sua importância no aproveitamento de matéria orgânica que seria transformada em adubo.
O professor de Português acompanhava os alunos em suas intervenções, corrigindo a linguagem, quando necessária.
Texto e fotos: João Naves de Melo
(Recuperação de Slides – Jonas Silva)

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