sábado, 27 de janeiro de 2018

JOAQUINA – UMA LENDA URUCUIANA

O escritor Paulo Gonçalves Pereira publicou um generoso comentário sobre meu livro Joaquina uma lenda urucuiana, que publico em nosso protalVeredas no sentido de enriquecer nossa abordagem do mundo urucuiano.
Posteriormente falarei sobre o Paulo e sua obra TODA A TERNURA DE UM PAI
 “Meus amigos,
  1. Tenho a mania de divulgar no Face obras literárias, que acabei de ler, de escritores das barrancas do Rio São Francisco.
  2. Em Pirapora, aonde eu e Francisca fomos para a passagem de ano, de 2017 para 18, minha irmã, Carminha, entregou-me o livro JOAQUINA – Uma Lenda Urucuiana, presente do amigo Aécio, diretor do jornal A SEMANA.
  3. Na dedicatória, Aécio faz referência aos cumprimentos do autor, o escritor mineiro JOÃO NAVES DE MELO, nascido em Estrela do Sul-MG, mas, desde meados dos anos 50, radicado nas terras urucuianas, tendo escolhido São Francisco-MG para morar e constituir família.
  4. O livro já pode ser inscrito no rol das principais produções literárias do Vale do Velho Chico, ao lado de obras consagradas de Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas), de Petrônio Braz (Serrano de Pilão Arcado – A Saga de Antônio Dó) e outros.
  5. As narrativas do livro proporcionam deleite intelectual a quem o lê. Lembranças bem vivas brotam da memória dos ribeirinhos são-franciscanos pela descrição dos cenários outrora exuberantes daquele imenso retângulo delimitado pelo majestoso Rio São Francisco e seus afluentes da margem esquerda, os rios Paracatu, a norte, e Urucuia, a sul, ambos a cerca de 30 quilômetros de São Romão.
  6. Literariamente, há que se destacar a habilidade do autor em alternar sua narrativa, ora na fala do Velho Zacarias, ora na sua própria. Além do mais, o autor conseguiu reproduzir perfeitamente o linguajar peculiar dos personagens urucuianos, facilmente entendido por mim, são-romanense que sou.
  7. Como é típico dos bons escritores, JOÃO NAVES DE MELO deixa aos leitores a tarefa de estabelecer a linha que separa ficção e realidade, pois os casos contados são provenientes do fértil imaginário popular dos ribeirinhos são-franciscanos e urucuianos.
  8. No livro TODA A TERNURA DE UM PAI, fiz referência aos 12 Bandeirantes de Esmeraldas-MG “com a missão de instalar a primeira Escola Caio Martins na região do Urucuia, em área abandonada da Fazenda Conceição”. Um destes 12 era o autor, o outro, FRANCISCO RESENDE, tido como o mais bonito do grupo e que veio a se casar com minha prima MARIA DO SOCORRO, filha de tia Esher.
  9. Assim como com os livros de João Guimarães Rosa, também JOAQUINA – Uma Lenda Urucuiana pode inspirar cineastas a produzirem um filme sobre as histórias ali narradas, fictícias ou reais, pois foram bem delineados os traços psicológicos fortes de seus personagens e os cenários onde viveram.
  10. Informações sobre o livro podem ser obtidas nos endereços retirados da sua primeira página:
www.joaonavesdemelo.blogspot.com.br
obarranqueirojornal@gmail.com
obarranqueiro@yahoo.com.br”

Nenhum comentário:

Postar um comentário