sábado, 23 de novembro de 2024

CINE CANOAS: REFORMA



 Quem viveu a história do Cine Canoas regozija-se com a iniciativa de sua recuperação em curso. Ele foi parte da vida de homens, mulheres e crianças por um bom período da história de São Francisco até ser fechado sem nenhuma destinação para ele, então da extinta Associação dos Amigos de São Francisco. Com a extinção dessa associação, o prédio foi retornado ao patrimônio do município depois de uma batalha judicial... e abandonado, deteriorando-se com o passar dos anos, entrando e saindo prefeitos. Eis que graças a uma iniciativa particular muda-se o cenário. Foi ela da empresa Cine Canoas Ltda., que tem à frente o produtor de eventos Elivelton Ferreira Tomaz. Atento ao que disponibilizava a Lei Paulo Gustavo – segmento Salas de Cinema, Cinemas de Rua e Itinerantes – ele, como muita determinação, agenciou meios para viabilizar o projeto de recuperação do prédio do Cine Canoas: elaboração do projeto, contatos com a Prefeitura Municipal e outros órgãos, ultrapassando todas as barreiras até obter a aprovação dele com o recurso de R$ 300.000,00.  Foi intenso o trabalho de Elivelton Tomaz. Ele contou com a assessoria de Keila Moraes do Coletivo Grupo Cine Canoas de jovens sonhadores, do qual fazia parte o Elivelton, que divulgava a arte (cinema) na cidade e no meio rural. Na elaboração do projeto, Keila foi uma peça muito importante.

O projeto teve respaldo do prefeito Paulo Miguel editando o Decreto nº 42 de 10 de maio de 2024, que autorizou a intervenção no prédio sob monitorização da Secretaria Municipal de obras e Gestão de Convênios. Segundo Keila foi muito importante e decisivo o apoio do prefeito Miguel Paulo ressaltando que, em todo o Estado de Minas Gerais, com 5 vagas, o município de São Francisco foi o único que se inscreveu, ou seja, que teve o interesse do poder público.

Ressalte-se, enfim, o quanto é importante a participação da sociedade, a iniciativa privada, no desenvolvimento de ações que promovam o desenvolvimento do município, a preservação de seus bens históricos e culturais. Trata-se, acima do comprometimento cívico, uma demonstração de amor, como bem o disse Alceu Maynard: “mais ama um povo que ama suas tradições” Dez para o Coletivo Cine Canoas e loas especiais para o Elivelton revestindo de vida o nosso Cine Canoas, ornamentando a Praça Centenário.

Quiçá ocorram outras iniciativas do setor privado concorrendo com o setor público em prol do desenvolvimento de São Francisco em todos os segmentos de sua estrutura comunitária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário