No fundo, a Serra da Mantiqueira, a 4km de Espírito Santo do Pinhal na divisa com Minas Gerais |
Estabelecidos liames do município de São Francisco com o município de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, decorrentes da visita do prefeito Veim e comitiva para estudar o programa do IVC, é interessante que se repasse aos são-franciscanos um pouco da história daquele importante município paulista.
Espírito Santo do Pinhal, localizado na região Mogiana do Estado de São Paulo, desenvolveu-se com o café, que foi o motivo principal de sua ligação a Santos por estrada de ferro e da imigração italiana, uma influência ainda é visível na população da cidade.
Situado aos pés da Serra da Mantiqueira em região montanhosa e com clima ideal para a cafeicultura, Pinhal sempre se destacou como origem preferencialmente dos chamados cafés finos, que são procurados por importadores mais exigentes. É conhecida como a cidade do café pela produção e comercialização desse produto. O potencial turístico do município deve-se ao seu patrimônio cultural, aos seus atrativos naturais e as suas transações comerciais, não somente na cadeira do agronegócio do café, mas também no ramo de confecção. O turismo de negócios atrai grande quantidade de visitantes, principalmente máquinas agrícolas, comércio do café e no ramos de confecções.
Seu patrimônio histórico é representado por edificações tombadas, teatro centenário e igrejas com estilo eclético, o Turismo religioso é bastante conhecido pela devoção a Santa Luzia, santa protetora dos olhos, a Senhora do Café do Brasil cuja imagem foi criada no município e a nossa Senhora da Rosa Mística, considerada a Rainha do Santo Rosário. O município possui grandes plantações de café, morros, pedras, um clima agradável, com paisagens exuberantes. O turismo rural é uma atividade consolidada, pois o visitante pode ter contato com a natureza, a tranquilidade do campo e a observação da fauna e flora local sendo grande fragmento da Mata Atlântica.
Este texto foi extraído de um folder publicitário Espírito Santo do Pinhal e o Turismo, que serve, sem dúvida, para inspirar nossa Secretaria Municipal de Turismo e GDESF, que pensa o futuro de São Francisco.
SÃO FRANCISCO – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
PONTOS EM COMUM
- Primeiro habitantes de Espírito Santo do Pinhal: índios caipós
Primeiros habitantes de São Francisco conforme registro de Brasiliano Braz em São Francisco no Caminho da História: índios xacriabás – caiapós,
- Desbravador de Espírito Santo do Pinhal: bandeirante Fernão Dias.
Desbravador-fundador de São Francisco: paulista Domingos do Prado e Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso, remanescente da Bandeira de Fernão Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário