A ONG Preservar tem procurado criar em São Francisco, como se vê em cidades vizinhas, a Casa da Memória/Museu. Tempos idos, por pouco não logrou o intento criando um museu na casa dos Cassi – localizada na rua João Mainart, defronte a Secretaria de Desenvolvimento Social – que é parte da história de São Francisco. Conseguiu, de representantes da família Cassi, a doação do imóvel dependendo de providências por parte do Executivo Municipal. A resposta dada pelo prefeito da época foi como uma pá de cal – não demonstrou interesse. Não deu certo, mas a ideia, como boa semente, não morreu. Neste ano a Ong retomou o projeto vendo no prédio da antiga Cadeia Pública a oportunidade da criação da Casa da Memória/Museu e Cultura. Apresentou o projeto ao prefeito Miguel Paulo tendo imediato apoio com a assinatura de um contrato de comodato transferindo o prédio à ONG.
Imediatamente providências foram tomadas pela ONG sendo a imediata a elaboração do projeto arquitetônico da reforma e adequação do prédio ao fim proposto. Entrou em cena o arquiteto Francis D´Ávila de Souza Soares (NINO), membro da ONG, que concluiu um detalhado e muito bonito projeto. Com o projeto às mãos, o presidente da ONG, Diovani Rene Costa, o encaminhou, através do vice-prefeito Raul Madeira, a um deputado solicitando a disponibilização de recursos via emenda parlamentar para implementá-lo. O projeto contempla, ainda, a estandes para instalação de artesãos – oficinas e exposições. Uma iniciativa interessante e importante, pois São Francisco tem grande número de artesãos, que, no entanto, encontram-se espalhados em diversos pontos da cidade sem qualquer publicidade. Destarte, os visitantes que passam por São Francisco raramente levam lembranças com manifestação de sua cultura que é riquíssima.
Como museu reproduzirá capítulos da história de São Francisco, a começar pelo próprio prédio, que foi palco de acontecimentos marcantes como o rastilho da criação do mito Antônio Dó e outras personalidades de uma época conturbada.
Nesta página serão apresentados alguns detalhes do projeto elaborado pelo Nino para que os são-franciscanos possam acompanhar a realização de tão importante iniciativa da Ong Preservar e do prefeito Miguel Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário