sábado, 27 de setembro de 2025

CINE CANOAS

 

Depois de 40 anos de abandono o prédio do Cine Canoas ressurge com toda sua imponência na praça Centenário. De um prédio caindo aos pedaços, sendo destruído pelo tempo sem qualquer iniciativa para recuperá-lo, representando uma visão do total desprezo por um patrimônio histórico, outra história está sendo escrita.  O prédio toma outro aspecto, já embeleza o conjunto da praça (que também, em outros aspectos, merece uma maior atenção). Graças a iniciativa da Associação Cultural Cine Canoas tendo à frente Elivelton Tomaz (Tom) que tomou como empreitada a reativação do prédio como espaço cultural e de diversão. O primeiro passo foi conseguir o apoio do prefeito Miguel Paulo que possibilitou ao Tom buscar recursos através da Plataforma Semente do Ministério Público que, liberado, possibilitou a implementação das seguintes etapas: pintura externa do prédio, reboco de paredes deterioradas, correção do teto com assentamento de calhas e tubos.

Próxima etapa: refazer o sistema elétrico, construir o forro e sanitários. Outra etapa: montar um palco e assentar cadeiras. Final: adquirir o equipamento para reativar o cinema.

Proposta de uso em primeiro momento: teatro, shows musicais, sala de conferências. Não está longe, se contar com apoio do Poder Público e da sociedade, pois a verba liberada pela Plataforma Semente já foi totalmente aplicada. Então é importante um esforço comum tendo-se em conta o quanto o Canoas poderá oferecer ao público. Parte da sociedade, de tempos passados, conheceu como a sua função artística, cultural e social era importante para os são-franciscanos. Além das sessões cinematográficas, assistia-se, nele, apresentações de conjuntos musicais e cantores solos de repercussões regional e nacional (Raízes, Agrestes, Altemar Dutra e outros) e o show de calouros promovido pelo empresário Helvécio Mendes – uma alegria nas manhãs domingueiras para a meninada.

Uma só pessoa conseguiu tanto. Quanto mais conseguirá se a sociedade colaborar com a complementação do projeto, especialmente a classe empresarial do município. Assim, seria motivo de orgulho para todos, a recuperação de tão significativo prédio histórico, cultural, social e artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário