sábado, 12 de maio de 2018

TOMI 90 ANOS

É uma graça chegar aos 90 anos com saúde e lucidez. Mais ainda é poder somar, na contagem desses anos, tantas realizações e, sobretudo, angariando um sem número de amigos, o respeito e a simpatia da comunidade. É que temos em Aristomil Gonçalves Mendonça, o Tomi.
Tomi é parte da história de São Francisco – de família –e por si próprio. Serviu parte de sua vida ao judiciário, sempre prestativo, alegre e comunicativo. Aposentado foi cuidar da fazenda Brandão – Barandão, como gosta de dizer – um sítio agradável às margens do rio São Francisco e na borda de uma vigorosa mata. No seu caminhar, talvez lembrando a trajetória do pai, Francisco Mendonça, dos primeiros prefeito de São Francisco, ele, por consenso, foi eleito prefeito de São Francisco (1967). À falta de recursos na época, com muita aplicação, realização obras importantes para São Francisco – construção do mercado municipal, pavimentação da principal avenida da cidade (Presidente Juscelino) e outras ruas; abriu estradas e construiu pontes (a mais célebre a sobre o ribeirão de Areia ligando (à época) o município de São Francisco a Arinos, caminho de Brasília-DF. Foi um período de muita paz em São Francisco.
Na vida social, Aristomil esteve à frente da saudosa Associação dos Amigos de São Francisco e na direção do pequeno e fantástico jornal SF – O Jornal de São Francisco. Sua grande realização no entanto se deu no campo da fraternidade – foi o fundador da Loja Maçônica Acácia Sanfranciscana. Como maçom ganhou o respeito e admiração em todo o Norte de Minas e até além.
Aristomil foi casado com dona Gercina, a sua grande companheira cujo falecimento muito o abalou. Formaram, os dois, um casal admirado e amado, não só pela simpatia, mas pelo envolvimento em causas sociais. Do casamento eles tiveram os filhos Zito, Adalgisa, Maria Emília e Marta – uma grande família.
Tão bem vividos anos, Tomi – um cidadão que faz história em São Francisco.
Em tempo: a idade não dobrou Tomi. Continua ativo e marca presença, efetiva, em todas as reuniões da Loja Maçônica como um dos pilares da instituição, que além de fundador já foi venerável e deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário