sábado, 15 de fevereiro de 2025

BIODIVERSIDADE

 

No dia 12 deste mês, o promotor de justiça Daniel Polignamo recebeu em seu gabinete o presidente do Codema, Diovanni Renê Costa; a vice-presidente do CBH-SF9, Alda Maria e o biólogo Rubens, do IBAMA, ocasião em que foi  apresentado a ele um projeto de pesquisa do IBAMA, conduzido no Médio São Francisco nos últimos 14 anos relativo à aquacultura. O projeto visa o monitoramento da biodiversidade por meio da ciência cidadã, onde os próprios ribeirinhos são responsáveis por coletar dados e gerar informações que subsidiam os órgãos públicos na gestão ambiental.

Objetivo da apresentação foi o de aproximar os órgãos que  buscam, em conjunto, recursos para dar continuidade ao projeto que teve início em 2014 com a participação de 14 pescadores, parceiros, que fazem a captura de peixes de todas as espécies, principalmente as ameaçadas de extinção, que são remetidos a laboratórios para exames e catalogação. Estende-se, ainda, ao combate de espécies de predadores que causavam imenso prejuízo à população de peixes do rio. A coleta é feita no São Francisco  entre o trecho da foz do rio Urucuia à altura da Vila Travessão de Minas.

O promotor Daniel Polignamo mostrou-se acessível ao projeto no sentido  de fazer a captação de recursos financeiros para o seu andamento até a liberação de recursos já agendados com a Plataforma Semente do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário