sábado, 20 de janeiro de 2024

NOSSA CIDADE: FATOS HISTÓRICOS

 Nota: Esta monografia será dividida em capítulos, 

mais curtos, para uma melhor leitura.


Igrejinha e cruzeirinho de Teodoro



EM BUSCA DAS ORIGENS – VII


Vou um pouco além na busca do  papel do índio na formação da etnia brasileira, é preciso, tendo como lição o que escreveu João Capistrano de Abreu: “A história não é somente uma questão de fato: ela exige imaginação que penetre o motivo da ação, que sinta a emoção já sentida, que viva o orgulho ou a humilhação já provados. Ser desapaixonado é perder alguma verdade vital do fato; é impedir reviver a emoção e o pensamento dos que lutaram, trabalharam e pensaram”. E sobre a  Colônia: “Não era  conquista só o que interessava: não era só a coisa, era o espírito da coisa

            Impossível me foi mergulhar mais na história do índio brasileiro. E não pouco  foram as razões, elencadas entre elas o fato de eu não ser acadêmico em História, de não dispor de mais material para pesquisas, não tendo disponibilidade econômica para empreender pesquisas alhures, restringindo-me às bibliografias disponíveis – os autores citados neste trabalho. Restam-me na empreitada as emoções e sentimentos com a atenção voltada ao pensamento e ações dos que viveram os tempos inaugurais do nosso Brasil.

João Ribeiro, no livro História do Brasil, mergulhando no continente bravio, inteiramente desconhecido, reproduziu a primeira descrição feita sobre os índios nele encontrados pelo escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, com admirável sensibilidade: “A feição dos índios é serem pardos, à maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes bem feitos”. Uma descrição pictórica que nos traz a imagem  dos nossos índios, belos, sem dúvida.  João Ribeiro registra que um grupo de indígenas esteve à bordo da nave de Cabral, onde não foram entendidos pelos intérpretes, mas  deixaram excelente impressão pela doçura de índole e pela inocência de suas maneiras primitivas.

            Boris Fausto (História do Brasil) vai um pouco além descrevendo o encontro após a descoberta: “Quando chegaram à terra que viria ser o Brasil, encontraram um população ameríndia bastante homogênea em termos culturais e linguísticas distribuídos  ao longo da costa e na beira dos rios Paraná-Paraguai.

            Em pouco o cenário iria se transformar à medida que o português foi ocupando a Colônia e pela presença de piratas, de franceses, espanhóis   e holandeses cobiçando as riquezas da terra descoberta. O novo cenário foi envolvendo os índios em diversos episódios formando alianças com os invasores, rebelando-se contra os colonos, guerreando-se entre eles mesmos – tupis e tapuias, principalmente. Chegou-se à era dos conflitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário