sábado, 13 de janeiro de 2024

NOSSA CIDADE: FATOS HISTÓRICOS

 Nota: Esta monografia será dividida em capítulos, 

mais curtos, para uma melhor leitura.


Igrejinha e cruzeirinho de Teodoro



EM BUSCA DAS ORIGENS – VI


A relação da população são-franciscana com os índios é nebulosa. São minguadas as informações deles  tendo-se apenas tangentes de alguns autores, como foi relatado anteriormente o primeiro registro escrito sobre a existência de índios em nossa região. Diogo de Vasconcelos fez referência à carta do padre João Aspilcueta anotando que “o descobrimento se deu no trecho entre  Barra do Mangai e Pandeiros”. Antônio Emílio Pereira também referiu-se a essa carta anotando: “Visitamos a barra do Mangai, rio que limita os município de São Francisco e de Januária, até as proximidades do São Francisco (...) “Esta região, com a nova divisão dos municípios, pertence a Maria da Cruz” (Memorial Januária – Terra, Rios e Gente).

Jean Baptiste Debret, em obra já citada,  também fez  um registro da presença de índios em nossa região: “A grande raça dos Tapuias, considerada pelos historiadores a mais antiga do Brasil ocupava toda a costa, desde o Rio Amazonas, até o Prata e, no interior  das terras, desde o Rio São Francisco até o Cabo Frio”(Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil). Ato histórico confirmado, posteriormente, por Diogo de Vasconcelos, dando conta que tapuias estabeleceram ligames de duas aldeias na ilha Guaíbas (São Romão) e Tapiraçaba (Januária). Como moradores primitivos nessas localidades, certamente, legaram influência genética na etnia de januarense e de são-romanense. Quanto a São Francisco,  a presença do índio em nosso território, à falta de registros, enveredamos na senda das hipóteses,  algumas bem viáveis. Primeiro temos como referência a Barreira dos Índios na foz do Rio Acari no Rio São Francisco. Foi registrado por Diogo de Vasconcelos que índios remanescentes dos tapiraçabas, após serem derrotados pelas tropas de Januário Cardoso, a pedido da índia Catarina, filha do cacique e esposa de Manuel Pires Maciel,  deixaram a serra de Brejo do Amparo e foram para a região Acari (Serra das Araras, São Francisco). Não há registro da presença deles senão  referências a guisa de deduções – a famosa vereda Catarina de Serra das Araras e o nome do rio que por perto tem nascente. Acari é  um nome indígena; quanto a vereda, à falta de outra explicação, o seu nome é possível que seu nome teria sido dado em referência da índia Catarina, que facilitou a libertação dos índios que mudaram para o sertão do Acari.

Sem registro em compêndios de história há notícia da presença de  índios na região do território de Serra das Araras, que me foi passada pela dona Jandira de Souza Pinto em entrevista publicada no meu livro Às margens do São Francisco, a cidade. Dos fatos antigos ela conta “que ouviu de seus pais que a vó Honória era índia, e que, quando criança,  fora capturada na região do Urucuia” – há citações de vários autores dando ciência que índios tapuias, escorraçados do Nordeste, estabeleceram-se na região do Rio Urucuia que se sabe banha o território de Serra das Araras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário