sábado, 6 de janeiro de 2024

NOSSA CIDADE: FATOS HISTÓRICOS

 Nota: Esta monografia será dividida em capítulos, 

mais curtos, para uma melhor leitura.


Igrejinha e cruzeirinho de Teodoro



EM BUSCA DAS ORIGENS – V


Estamos nos aproximando de São Francisco, mas ainda carecemos de informações para saber um pouco mais sobre a etnia do são-franciscano, quais foram as influências que sofreu na formação de sua cultura em sentido amplo,  um estudo que não desperta muita atenção, mormente nas escolas. Na sociedade, perde-se  em estéril fisiologismo estigmatizando grupos, distinguindo-os  somente pela cor, em prejuízo da sua grandeza no contexto da formação da sociedade brasileira, que não tem raça distinta; na homogeneidade está sua beleza, nossa riqueza, incomum no concerto das nações considerando que na propriedade hipotética do Universo, o cosmo, considerado como um todo, se apresenta semelhante para todos os observadores, independentemente do lugar que ocupa.

            Em dois capítulos vamos nos ater um pouco sobre o papel do índio, que originariamente era ele o senhor da terra descoberta pelos portugueses. Em princípio, nações deles se espalhavam por terras virginais tendo como notícia primeira a carta do padre João Aspilcueta Navarro, membro da expedição de Francisco Espinosa, que deixou Porto Seguro no ano de 1555 para explorar o interior da Colônia no afã de satisfazer a cobiça da coroa portuguesa pelo ouro e para converter os gentios à fé cristã. Esta  notícia antecede em quase duzentos anos à dispersão dos tapuias do Ceará e Amazonas, conforme anotado por Diogo de Vasconcelos e Jean Batiste Debret. A carta foi reportado por João Capistrano de Abreu in Capítulos de História Colonial (1500-1800). Nela o padre Aspilcueta narra ter deparado com “uns Índios que chamam Tapuyas, que é uma geração de índios bestial e feroz; porque andam pelos bosques, como manada de veados, nus, com os cabelos compridos como mulheres; a sua fala é bárbara e eles mui carniceiros”. Um detalhe que nos interessa mais, na carta: “Daqui fomos dar com uma nação de gentios que se chama Cathiguçu. Dahi partimos e fomos até um rio mui caudal, por nome Pará, que segundo os índios nos informaram é o rio de S. Francisco e é mui largo. Da parte donde estávamos são os índios que deixei; da outra chamara Tamoyos, inimigos deles e por todas as outras partes Tapuyas”.

            Então, em território original de São Francisco, às margens do rio Mangai, existia uma aldeia dos índios tratados pelo Padre Aspilcueta como Cathiguçu e, ainda na região, aldeias de índios Tapuias. Não há outros registros (pelo menos aos que tive acesso) que noticiam a existência de outras aldeias em nosso território, contudo, não há dúvida que por nossas terras ele viveram. Brasiliano Braz em seu livro São Francisco nos caminhos da história, também não fez nenhum registro sobre a presença de índios no território são-franciscano. A única referência encontrada em seu livro, além da notícia sobre a expedição de Espinosa, foi a lenda indígena que fala sobre uma velha quixabeira e e o palácio encantado de uma sereia tendo como palco um palácio encantado incrustado no penedo do cais onde foi erguida a igreja Matriz de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário