segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CAIO MARTINS, RETRATO DE UM BRASIL DE HOJE

                                                                                                          IX - Parte  

EX-ALUNOS, COMO SER CAIOMARTINIANOS
Deixando o CNR de Esmeraldas, vamos dar um salto para o futuro para encontrar frutos da obra. Certamente que não alcançarei todos eles, pois sequer sei onde muitos estão residindo. Menciono, apenas, alguns casos, para deixar registrado o quanto foi importante essa obra (atenção para o foi, o que será objeto de nossas conclusões ao final deste levantamento, para o nosso país. Guardo bem uma das frases cunhadas pelo mentor da obra, coronel Almeida quando frisava para seus alunos/jovens um de seus objetivos: “formar homens cônscios de seus deveres para com a sociedade e a pátria”. As Escolas Caio Martins, no desenvolver do seu programa sócio educacional pode não ter sido a melhor e maior de todas as escolas, mas o foi, certamente, ímpar no alcance de seus objetivos e benefício da sociedade.
Nem se fale dos alunos fundadores da unidade de Buritizeiro, dos bandeirantes fundadores dos Núcleos Coloniais Vale do Carinhanha e Urucuia, da equipe professores egressos do CNR (Cordenada pelo professor Julinho Aguiar) que foram dirigir o Curso Normal de Conselheiro Mata. Deles o trabalho é público e notório, registrado nos anais da Escola e até mesma na mídia. Falo de tantos egressos, muitos deles, que têm hoje posição de destaque na sociedade brasileira, em diversos setores: advogados, oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, do Exército, professores graduados. Vereadores, prefeitos, secretários municipais, empresários bem sucedidos, técnicos em agropecuária, engenheiros e educadores.
Desculpo-me em relação a muitos ex-alunos que não serão nominados, agora, mesmo porque de muitos não tenho mais informações, o que tanto queria, mesmo sabendo que diversos grupos se reúnem todos os anos: uns em Esmeraldas, no dia 1º de Maio, tradicional encontro que vai perto de 40 anos, em São Francisco (ex-alunos do C.T.J.R. Caio Martins), turma de 1982 (Anísio Ruas, José Naídes, Serginho,) que se encontra ora numa cidade, ora noutra. Turma de Antônio Ivo, da mesma forma. Dos registrados aqui, na maioria, são do Norte de Minas.
A confraternização, a cada encontro, tem uma só marca: uma grande família, a família de caiomartinianos, que guardam saudades de suas escolas, de seus professores, das oportunidades que tiveram e, sobretudo, pelo estreitamento das amizades.
A união dos caiomartinianos, seu comprometimento com ideal, me faz lembrar de uma simbólica figura ressaltada em uma entidade de respeito: a romã representa um emblema que simboliza a união, as sementes do fruto significam a solidariedade, a humildade e a prosperidade.
Bandeirantes do Urucuia: João Naves de melo, professor, advogado, jornalista, escritor, ex-diretor do Centro Educacional Caio Martins de São Francisco e ex-diretor do Centro Integrado de Educação Caio Martins de Esmeraldas; Jonas Batista – professor, advogado, administrador de empresa, ex-diretor executivo da Fucam; Raimundo Gonçalves de Melo, advogado, delegado de polícia em Montes Claros; Pedro Buchene, professor, ex-diretor do CI de Esmeraldas; Walter de Oliveira Santos, professor ex-diretor o Centro Integrado e EE. Santa Tereza de Esmeraldas; Idelino Rodrigues, professor e diretor do CI de Esmeraldas; Silvano Rodrigues Pereira, professor, ex-inspetor de ensino, ex-diretor do Centro Educacional Caio Martins e EE Dr. Tarcísio Generoso, de São Francisco; Vilma Beatriz Leal de Melo Queiroz, professora e diretora da EE Dr.Tarcísio Generoso (Caio Martins de São Francisco); Guilherme Rodrigues Pereira, professor, diretor da EE. Everardo Gonçalves Botelho, José Reinaldo Almeida, professor e diretor da EEDAM, Sérgio Antônio Gomes da Mata, agrônomo, professor e vice-diretor da EE Brasiliano Braz; Marileide Ribeiro Almeida, professora diretora da EE Mestra Hercília; Políticos: José Raimundo Ribeiro Gomes, Vicente Gonçalves de Almeida e Jair Montagner prefeitos municipais de Chapada Gaúcha; José Henrique Brandão prefeito de Bonfinópolis; Antônio Couto, professor e vereador de Uberlândia; Maria Mendes, Gerson Lima Ivo, diretor da escola Sebastiana Pereira, ex-secretária de Assistência Social e ex-vereadora de São Francisco; Anísio Ruas, professor e vereador de Vilhena, Rondônia; Charles Lázaro, vereador de Pintópolis, Ronaldo Lopes, vereador em São Carlos-SP. Empresários Lotário de Almeida e Silva Neto e Aderilson Almeida (São Francisco).


                                                                  Foto e Texto: João Naves de Melo  

Segue na próxima edição…


Nenhum comentário:

Postar um comentário