sábado, 19 de abril de 2025

BRASÍLIA: 65 ANOS

 


Vaticinou com o seu otimismo Juscelino Kubitschek. “Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”. Juscelino sonhou e realizou, mesmo debaixo de muita crítica e descrença, a construção da nova capital do país em aproximadamente 3 anos, de 1956 a 1960, no transcurso do mandato dele como presidente do Brasil.

21 de abril de 1960 a inauguração, concretizando um projeto que existia desde o século XIX (Dom Bosco teve um sonho profético em 1883 que muitos interpretam como uma predição da construção de Brasília. Neste sonho, ele teria visto uma "terra prometida" entre os paralelos 15 e 20, com um lago e riquezas escondidas, características que coincidem com a localização e características de Brasília). 

Juscelino realizou a profecia, com isso incentivou a interiorização do Brasil com o poder federal, em todas as instâncias, deixando o litoral para se fixar no Planalto Central e, com isso, inaugurando um novo Brasil.

Desnecessário falar sobre a importância, a beleza e a projeção de Brasília no campo da arquitetura e urbanismo em todo mundo, posto que ela está consolidada, e muito bem, como a capital de uma grande nação.

Um comentário mordaz: vem de quantos anos o sonho da construção da ponte sobre o rio São Francisco, em São Francisco, e há quantos anos está sendo levada a sua construção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário