Merece um olhar especial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a ação que vem desenvolvendo a associação Identidade Barranqueira com a atenção voltada para o turismo focado no rio São Francisco. Uma de suas atividades, e muito interessante, é o passeio em um trecho do rio, geralmente ao pôr do sol, com duas etapas especiais: o passeio para apreciação das belezas do rio ao tempo em que vão sendo contadas histórias e lendas da região, especialmente do rio – caboclo d´água, surubim de cabelo, entre outras, e apreciação do pôr do sol, um espetáculo divino de rara beleza e própria para a meditação, Outro momento é a concentração dos participantes do passeio no restaurante Peixe-vivo com uma fantástica visão do rio na chegada da noite, para degustar comida típica da região e para manifestações sobre o passeio e falas poéticas.
Equipe à frente do roteiro: Carla Duarte (presidente), Adriana (historiadora narrando as lendas) e Priscila (declamando poemas).
No domingo passado, o passeio contou com a participação do procurador Jarbas Soares e sua mãe, dona Rosinha, que contou histórias sobre a construção da igreja Matriz tendo seu pai, Oscar Caetano Gomes, como presidente da comissão encarregada da construção. E mais: duas crianças que cedo estão sendo entronizadas nas belezas e importância do rio: Maria (Allan e Rachel) e João Pedro (Michel Spina e Priscila) que em duas oportunidades manifestou o seu respeito e amor pelo rio.
Os passeios ecológicos e turísticos que a Identidade Barranqueira promove, por sua conta, já esteve em discussão no Conselho Municipal de Turismo de São Francisco, com um roteiro da mesma natureza, com dois trajetos definidos: um até a Barreira dos Índios e outro a Ilha do Lajedo, os dois com registros históricos e culturais muito interessantes.
Destaque-se, para o sucesso do roteiro, o trabalho de Dirceu com sua chalana (Deuza do São Francisco – com Z mesmo) com todos os requisitos determinados pela Marinha do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário