sábado, 19 de abril de 2025

A AURORA DO BRASIL


  Metade de um milênio, o que parece ser quase nada em relação à história de países da Europa e da Ásia, é o tempo da história do Brasil: 525 anos do descobrimento. Então não há como comparar o desenvolvimento do nosso país, sobre todos aspectos, com o de muitos países daqueles continentes, mas há de se comparar com o que acontece com os EE.UU,  na descoberta contemporâneo ao Brasil. É um caso a pensar sobre os disparates entre o desenvolvimento das duas nações o que, obrigatoriamente, leva-se a refletir sobre as causas do atraso brasileiro em relação aos americanos. 

Lamentação à parte, não é o caso. Há de se ter orgulho pela pátria brasileira e não são poucos os motivos, como também, há imensa tristeza, por outro lado, diante da desfaçatez de governantes do país, que não acertam o prumo e a coluna está sempre caindo. Tantas riquezas encontram-se na natureza, em grande parte sem um aproveitamento real, especialmente no campo geológico, para não se deter na pujança da agricultura, que alimenta boa parte da humanidade. Um exemplo, entre tantos: o Brasil é o país com a maior concentração de nióbio no mundo, sendo responsável por mais de 90% do volume comercializado. Agora, vem o caso: o Canadá possui apenas 2% das reservas de nióbio do mundo e com ela garante saúde e educação gratuitas para sua população. Só existe um sistema de saúde no Canadá, um sistema público de saúde de altíssima qualidade, financiado pelos recursos do nióbio. O Brasil possui 90% das reservas e o nosso sistema de saúde e educação deixa tanto a desejar. Só?

Fica-se apenas neste exemplo para não ter que desfiar uma linhada de lamentações, decepções, descrenças e problemas. Orgulhosamente e como consolo, fiquemos com a comemoração da data do que deu causa ao surgimento do Brasil. Há muito que se comentar sobre este acontecimento, por que e como se deu, mas não cabe tal reflexão no momento, tantas são as controversas.

Há de ressaltar um fato marcante na história da nação brasileira, o fundamento do cristianismo. No primeiro domingo após a páscoa, dia 26 de abril,  o comandante Cabral ordenou a seus tripulantes que montassem um altar no ilheu da Coroa Vermelha onde foi celebrada, por frei Coimbra, a primeira missa na terra descoberta. No primeiro dia de maio do mesmo ano, uma sexta-feira, os marinheiros ergueram uma grande cruz com cerca de sete metros e cravaram-na no meio de um banco de areia, Por isso a nova terra recebeu, como primeiro nome Ilha de Vera Cruz (cruz verdadeira). Foi, sem dúvida, o que de melhor trouxe Portugal para o Brasil porque sedimentado no espírito da nação.

Registro: o dia 22 de abril não é feriado nacional e muito menos é comemorado pela população. Patriotismo à larga....

Nenhum comentário:

Postar um comentário