sábado, 24 de agosto de 2024

AS CASAS – VI

  PRÉDIOS PUBLICOS



 O poder legislativo municipal tem a sua sede atual em um imponente prédio, dos mais antigos da cidade e que tem muitas histórias e reminiscências pela serventia que teve ao longo de muitos anos.

Corria o ano de 1906 quando foi construído um prédio muito sólido pelo presidente da Câmara Municipal e chefe do Executivo Municipal, Antônio Ferreira Leite, vulgo Maroto, para o fim de instalar o açougue municipal. Anos depois, muitos passados, foi desativado o açougue e, no prédio foi instalado um centro cultural/esportivo: Associação Amigos de São Francisco que marcou época na história de São Francisco. Compunha o prédio de um belo salão de festas onde eram realizados grandes bailes e famosos gritos de carnaval; Sessões de teatro que marcaram época com famosos artistas da terra; sessões de cinema, apresentações de orquestras e famosos conjuntos musicais. Havia mais: uma bela biblioteca e na área externa, uma quadra de esportes – a Associação introduziu o voleibol em Saõ Francisco. Extinta a AASF o prédio sediou a Prefeitura Municipal e, atualmente é ocupado pela Câmara Municipal. AASF marcou a participação ativa da sociedade promovendo eventos sociais e culturais.

 

PRÉDIO DA EE COELHO NETO

 

Por volta de 1932 o prefeito Oscar Caetano Gomes criou a primeira escola pública de São Francisco reunindo  cinco escolas isoladas da cidade das mestras Graziela, Eralina Hercíli, Marcionília e Maria Eunícia. Não satisfeito o prefeito, que “tinha muito ideal e queria melhorar a educação no município”, segundo a professora Maria Eunícia: “Ele queria um prédio próprio e adequado para o funcionamento da escola”, e  conseguiu do governo a construção e a criação do primeiro grupo escolar de São Francisco que, inicialmente, recebeu o nome dele e, depois o nome de Coelho Neto que ostenta até hoje. Dona Maria Eunícia, em entrevista concedida ao jornal O Barranqueiro, disse a inauguração do prédio, em 1943, foi com  uma festa inovidável, com a presença do interventor do Estado, Benedito Valadares, o secretário Noraldino Lima, muitas caravanas de prefeitos de Januária, São Romão e Manga. Um detalhe: para construir o prédio vieram pedreiros de fora e, entre eles o mestre Garibaldi, o mesmo que construiu a torre da Matriz de São José, A primeira diretora do grupo foi a professora Alice Mendonça.

Ilustres são-franciscanos passaram pelos bancos deste grupo: os advogados Oscar Caetano Júnior, Petrônio Braz, Wilson Ferreira; Aristoml Mendonça, Terezinha Ribas, Marlene Pinto Cunha, Antônia Coutino, Nadir Gomes da Mata, entre tantos e tantos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário