sábado, 27 de abril de 2024

NOSSA CIDADE: FATOS HISTÓRICOS

 Nota: Esta monografia será dividida em capítulos, 

mais curtos, para uma melhor leitura.


Igrejinha e cruzeirinho de Teodoro



EM BUSCA DAS ORIGENS – XVI

  

       À memória do notável Domingos Diniz o barranqueiro mais amante que amante do Rio São Francisco e a sua gente, e das veredas”

 

ERA DOS VAPORES

 

O vapor apitou – a cidade estremeceu na alegria de sua chegada;

O vapor apitou – a cidade chorou na saudade de sua despedida – JNM

 

A história de São Francisco está intimamente ligada ao Rio São Francisco – vital e sentimentalmente. O escritor são-franciscano Geraldo Ribas cunhou uma frase lapidar que expressa esta íntima ligação: “O são-franciscano tem o umbigo ligado no Rio São Francisco”.  De fato, revendo fatos relacionados a diversas famílias são-franciscanas, veremos histórias ligadas ao rio e, em caso especial, aos vapores. Muitas famílias aqui plantaram raízes migrando de distantes plagas nordestinas, aportaram com certeza definida ou por obra do acaso como aconteceu, especialmente, com João Próbio e seus versos pictóricos sobre sua vinda para São Francisco.

São Francisco não teve referência especial na história das barcas em vista de não ter se destacado em valor econômico como São Romão e Salgado (Januária), interessantes e movimentados portos com intensa movimentação de importação e exportação de diversos produtos. Salgado exportava  rapadura, cachaça e couro e importava, entre outros produtos, o sal que era comercializado com Goiás. São Romão abria a porta para Paracatu pelo rio do mesmo nome, com embarcações levando sal e arame e outros produtos que provinham do Nordeste e de lá transportando carne e couro. Com os vapores, no entanto,  São Francisco tornou-se ponto registrado no mapa da navegação. Regularmente aportavam vapores na cidade, o que era sempre motivo, além da atividade  comercial, para integração social e muita festa. São muitos os registros que veiculam os  vapores à história de São Francisco.

Lembro-me bem do vapor no porto da cidade. Dia ou noite; sol ou chuva, lá estava o agente seu Massu (Maximino Magalhães) na azáfama atividade do cargo. No cais, uma multidão deslumbrada ou atenta à comercialização. Meninos, mulheres e homens, com suas mercadorias, muitas dos agrados de viajantes e tripulantes: doce de buriti, queijos, requeijões, tapioca, umbus, pequis, artesanato – de barro e pano. Do vapor a oferta de redes, de pedras para forno de farinha, pedras filtro de água.

A viagem a bordo deles era fator de sociabilidade – só quem foi embarcado pode expressar a emoção vivida. Eu, por minha vez, numa viagem pelo Antônio Nascimento, de Pirapora a São Francisco, vi-me em profícuo interlóquio com um jovem francês (também eu muito moço à época). Por horas ele me falava sobre a França e tudo queria saber de mim sobre o Brasil.

Domingos Diniz, Ivan Passos Bandeira da Mota e Ângela Diniz,  no belíssimo livro Rio São Francisco – Vapores & Vapozeiros, trazem a lume a história dos vapores na navegação do São Francisco – 45 deles singraram as águas do rio durante décadas até que os transportes rodoviário e ferroviário avançaram e, o mais triste, o rio São Francisco tornou-se impossível à navegação totalmente assoreado.

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