![]() |
Visita a secretária de Cultura de Januária |
Uma equipe são-franciscana, tendo à frente o secretário Municipal de Cultura e Turismo, João Hebber, empreendeu visita ao município de Januária buscando inteirar-se dos programas culturais e de turismo desenvolvidos naquele município. Fizeram parte da comissão João Naves, pelo Preservar, Ana Paula, Cibele e Daniela, do departamento de cultura da Secretaria.
O roteiro da visita, sugerido pelo advogado Allan Johnnes: Alma Barranqueira, Casa da Cultura, Encantos do Sertão, Mercado Municipal, Cachaça Caribé, praia do rio São Francisco e Secretaria de Cultura. As informações colhidas nas visitas responderam aos objetivos da viagem técnica e aos programas cultural e de turismo da Secretaria de Cultura de São Francisco e do Preservar tendo em vista a instalação da Casa da Cultura e outros projetos. Destaques: Alma Barranqueiro e Encantos do Sertão, um trabalho centrado no artesanato local e regional valorizando o trabalho dos artesãos e promovendo diversos aspectos da cultura local. No mesmo sentido foi a visita à Casa da Cultura. Interessante foi a visita à Cachaça Caribé, um imenso complexo no centro da cidade com praça e ruas internas, que comercializa produtos agrícolas e alimentos. Chama atenção o enorme estoque de cachaça em grandes toneis catalogados de acordo com os anos de maturação. É oferecido ao visitante um momento de contemplação em um espaço especial ouvindo-se um dos concertos de As Quatro Estações de Vivaldi. No complexo oferece-se aos visitantes a degustação da cachaça como uma bebida nobre.
A comitiva foi recebida por Ana Cláudia Batista da Silva, secretaria de Cultura e Meio Ambiente de Januária, ocasião em que tomou conhecimento dos programas culturais e turísticos realizados em Januária, que têm atraído grande número de turistas de todas as partes do país e estrangeiros que têm um atrativo especial: as Cavernas do Peruaçu, Patrimônio Natural da Humanidade.
Segundo o secretário João Herbber muitas ações deverão ser desenvolvidas pela Secretaria de Cultura de São Francisco na implantação de projetos culturais e turísticos como consequência da visita à Januária. O secretário lembra que o município de São Francisco tem o mesmo potencial cultural de Januária carecendo, contudo de exploração e divulgação sistemática. O mesmo pensamento foi manifestado por sua equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário