No dia 25, no Guiga´s Bar, Luiz Fernando Araújo apresentou o documentário O LEGADO DE NEGO DE VENANÇA – HARMONIA ETERNA E SUA HERANÇA CULTURAL, um trabalho artístico elaborado com muito esmero. Foram apresentadas diversas entrevistas focando a vida e o trabalho de Nego de Venança, todas abordando aspectos de sua trajetória no universo cultural do município.
Nego de Venança foi um importante artesão da nossa cidade, teve sua oficina monitorada pelo IPHAN, Rio de Janeiro. O seu trabalho foi publicado pelo Museu do Folclore, do Ministério da Cultura e retratado no livro Tocadores – Homem, terra, música e cordas, de Lia Marchi Juliana Saenger e Roberto Corrêa. Outro registro de sua relevância cultural está no livro Folclore de São Francisco, de João Naves de Melo. Nego de Venança foi contemporâneo de Minervino Guimarães, Joaquim Goiabeira e Adão Barbeiro, folia artesões e foliões que projetaram o nome de São Francisco além fronteira, tendo registros dos trabalhos deles em vídeos, documentário televisivo, livros e jornais.
O documentário de Luiz Fernando não foi tão somente o resgate da história de seu avô, o que por si só tem grande significado, mas uma contribuição incomensurável à preservação e divulgação da cultura de São Francisco através de um dos seus ícones: Nego de Venança.
A Secretaria Municipal de Cultura precisa levar este documentário às escolas para que seja inculcado no coração de nossas crianças e jovens a importância de nossa cultura (NOSSA), valorizando o sentimento e a alma barranqueira, que tem tanta riqueza guardada. O que se fez da madeira e com muita sensibilidade, obras de arte, um patrimônio que retrata a cultura de um povo.