A Vila de São José de Pedras dos Angicos transformou-se em cidade de São Francisco, com isso criando o município (não emancipando) no dia 5 de novembro de 1877. A efeméride vem sendo, através dos anos, comemorada pelos são-franciscanos, às vezes efusivamente, outras com apenas referências. Grandes e muito participativas foram as promoções da ONG Preservar como o evento Raízes Culturais São-franciscanas envolvendo escolas do município, e festas distintas promovidas pela Sociedade Beneficente Feminina (que já não existe), com homenagens aos cidadãos beneméritos (pessoas que serviram à comunidade e residiam noutras cidades). Eram interessantes os envolvimentos das escolas e vários setores da comunidade. Em certos anos sequer foi lembrada a data.
Neste ano a Secretaria Municipal de Cultura promoverá a comemoração da data com uma programação especial (cartaz acima) na orla do rio São Francisco.
Ressalte, nesta programação, a apresentação do projeto e objetivo da Casa da Cultura/Memória de São Francisco no prédio da antiga cadeia, praça Januária para a população e, em especial, para artesãos do município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário