quarta-feira, 3 de setembro de 2025

NOITE CULTURAL

 





A Secretaria Municipal de Cultura promoveu na sexta-feira 29, na Praça Centenário, a I Noite Cultural Memória Viva – História, sons e vozes do nosso povo, com o lançamento do fascículo Fragmentos da História de São Francisco. Muito rica a programação: cordéis de Bianca Freire, direção de Mariana Arruda; debate sobre a História de São Francisco com o escritor João Naves e duas acadêmicas do curso de História da Unimontes, mediado por Frederico; feira de artesanato, barraquinhas com comida típica e show com a dupla Cibele Brizola e Alexandre Zuba.

A programação foi cumprida à risca com a presença de um grande público com a   presença de muitas crianças. Prestigiaram o evento o prefeito Miguel Paulo, o vice-prefeito Raul Pereira, os secretários João Hebber (Cultura), Conceir Damião (Meio Ambiente), José Botelho Neto (Agricultura), o vereador Ivan Contador, representantes de entidades sociais e artistas locais

A abertura do evento foi com a execução do Hino à cidade de São Francisco de autoria de Tom Andrade, interpretado por João Hebber e sua filha Jaine com os aplausos de público. Seguindo a apresentação da atriz Bianca Freire, palhaça e cordelista  do Vale do Jequitinhonha – a sua apresentação foi dividida em três peças, destacando-se a principal Têra Sanfoneira, que prendeu o público, especialmente as crianças. Prosseguiu com exposição do autor sobre o fascículo Fragmentos de História de São Francisco com a participação das as acadêmicas Jennifer Moreira e Débora Abreu. O encerramento do evento foi com o show de Cibele e Alexandre com um repertório regional muito apropriado para a noite, que agradou muito ao público. Outros cantores ocuparam o palco, como o secretário João Hebber apresentando músicas de composição do autor são-franciscano Tom Andrade.

Um espaço especial foi a homenagem que a equipe da Secretaria de Cultura fez ao escritor João Naves ressaltando seu trabalho autoral e sua participação ativa em diversos segmentos da sociedade – cultural, ambiental e social. Na ocasião falaram Daniela do departamento cultural da Secretaria, o prefeito Miguel Paulo, o vice-prefeito Raul Pereira e o secretário João Hebber cumprimentando o autor, secretário e equipe da Secretaria da Cultura pela organização e apresentação do evento ressaltando a participação em tão importante evento. Diversos fascículos do Fragmento da História de São Francisco foram autografados pelo autor.


COMENTANDO


Foi perfeita a organização da equipe da Secretaria Municipal de Cultural no planejamento e realização do evento nos mínimos detalhes. Resultado: o aplauso do público elogiando muito o projeto, enfatizando que esses encontros deveriam ser realizados com mais frequência, pois foi uma oportunidade para proporcionar ao são-franciscano vivenciar momentos de muita arte e de cultura. O pedido foi que não ficasse no primeiro, mas que outros acontecessem com maior frequência na Praça Centenário que ganhou vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário