sábado, 5 de julho de 2025

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS - I

 


A barragem subterrânea é uma tecnologia social de armazenamento de água no subsolo, sendo utilizada como alternativa para a convivência com a seca em regiões semiáridas. Diferente das barragens convencionais, que armazenam água na superfície, as barragens subterrâneas são construídas abaixo do nível do solo, geralmente utilizando uma manta plástica, que intercepta o fluxo subterrâneo da água em pequenos vales ou leitos secos de rios intermitentes. É possível citar algumas vantagens das barragens subterrâneas como: pequena perda de água por evaporação; não alagamento das terras, aproveitando o processo natural de subirrigação em grande parte do ano; baixo custo de construção e manutenção; não existem riscos de rompimento; provoca menor impacto ambiental que as barragens superficiais, sendo que o sistema rapidamente se integra ao meio ambiente.

No projeto da UFMG/FUNDEP, o sistema das barragens subterrâneas fora adaptado como alternativa de recuperação de veredas degradadas por assoreamento histórico, onde o pacote de sedimentos (areia, silte e argila) estão depositados sobre o solo hidromórfico, modificando significativamente o ecossistema hídrico e vegetal dessas veredas. O princípio considerado nesse projeto é que com a implantação da manta plástica interceptando o fluxo subsuperficial da água, espera-se, que ocorra a elevação do nível do lençol freático e o consequente umedecimento/saturação do solo, a posterior revegetação adaptada ao solo saturado, a deposição de matéria orgânica e a restauração natural do ambiente pantanoso da vereda.

No Norte de Minas Gerais, uma região caracterizada pela irregularidade das chuvas e dos solos com baixa retenção hídrica (arenoso), as barragens subterrâneas têm sido utilizadas como uma estratégia de segurança hídrica para comunidades rurais. Adaptada ao ambiente de veredas, servirá como indutor de restauração desse ecossistema com o passar dos anos hidrológicos. As regiões de veredas, áreas úmidas típicas do Cerrado, são caracterizadas pela presença de solos hidromórficos, vegetação adaptada à saturação de água no solo e nascente de importantes de cursos d'água. Quando degradada por histórico de desmatamento, e erosões hídrica passam a receber camadas contínuas de sedimentos de solo (areias, silte e argilas) que se depositam criando um pacote de sedimentos com espessura variável. Esse pacote aterra o solo hidromórfico e modifica vegetação típica adaptada a sobrevivência em solo saturado. Além disso, com o desmatamento sem controle técnico, com a agricultura e pecuária sem o manejo adequado, ocorre a modificação da capacidade de infiltração do solo e o aumento do escoamento superficial. Essas duas variáveis afetam diretamente a capacidade de recarga hídrica do lençol freático e causa de degradação das veredas no cerrado.

Nesse contexto, as barragens subterrâneas podem ser utilizadas como estratégia eficaz para retenção da água no subsolo e o restabelecimento do fluxo hídrico natural em meio às degradações estabelecidas pelos impactos ambientais históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário