João Naves de Melo - Membro da Comissão Mineira de Folclore
ARTESANTO
É muito rica e interessante a atividade dos artesãos no município. Destaque para o artesanato do barro e da madeira.
No artesanato de barro destaca-se a comunidade de Buriti-do-Meio famosa na fabricação de potes, moringas, e outras peças ornamentais.
Na madeira destaque para os fabricantes de instrumentos musicais – viola, rabeca, violão e caixas. São famosos muito além de São Francisco: Minervino Gonçalves Guimarães (vende instrumentos para Paraná, São Paulo, Brasília e Nordeste) e Nego de Venança e Joaquim Goiabeira, todos focalizados em publicações especializadas.
Trabalho de madeira, ainda digno de menção, é da fabricação de carranca e miniaturas: Zinho, Luz Neto, Mendes com excelentes trabalhos.
Existem ainda, como expressão significativa, o trabalho das bordadeiras – famoso foi o bilro da comunidade Barreira dos Índios.
ALIMENTAÇÃO
A fundação de São Francisco e sua povoação, em princípio, ocorreu em razão das correntes migratórias de nordestinos. Ocorreu uma grande a influência no município de famílias oriundas da Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. O grande caminho foi o rio São Francisco, pela navegação ou pela estrada baianeira, por onde passavam os viajores ou retirantes em busca do Sul (São Paulo) muitos ficando e plantando raízes em São Francisco. Outro caminho veio da região do vale do Gorutuba desbravado por Antônio Figueiras, companheiro de campanhas de Matias Cardoso (fundou a fazenda Formigas, hoje Montes Claros) aí os costume nordestinos prevalecerem no município e, entre eles a alimentação. Outro fator, naturalmente, foi o de ser a cidade intimamente ligado ao rio São Francisco e sua população, ter como alimentação especial os pratos do peixe.
Observa-se, também, que em razão das condições locais, a alimentação é mais rica em carboi-hidratos, proteínas e pobre em vegetais (verduras).
Comidas típicas do município: Peixes: cozidos, fritos, assados; com abóbora; muqueca, etc. Carne: de-sol, seca, cozida, assada, frita, farofa, com mandioca frita; picadinha, misturada no arroz ou feijão (dos tropeiros). Mandioca: cozida, frita, assada, misturada com carne. Seus derivados: tapioca, croeira e puba (beiju, bolo, mingau). Milho: mungunzá, cuscuz. Abóbora: diversos pratos. Feijoada
Do cerrado ou mata de transição uma variedade muito grande de frutas, destacando: pequi, cabeça-de-nego, umbu e baru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário