Das casas e casarões remanescentes guardado ficou um pouco da história de São Francisco como tem registrado o Portal Veredas. Três belos casarões ficaram na saudade. Deles apenas a casa sede do antigo Campo de Sementes da Secretaria de agricultura, depois Escola Caio Martins tem guardado registro fotográfico conhecido. O Regalito, o imponente sobradão de Tarcísio Generoso (farmacêutico e político na década de 1910) levantado na antiga vila de Pescadores, hoje bairro quebra e o sobradão da Fazenda Renascença em um belo outeiro, hoje bairro São José.
O tempo não para e, felizmente, muitas casas, belas casas resistiram à sua passagem – não são muitas na Praça Centenário que já foi Largo Santo Antônio, Praça XV de Novembro e Oscar Caetano Gomes. Nesta edição vamos focalizar duas delas.
Solar dos Caetanos, uma bela casa e das mais antigas da praça construção dela foi iniciada por Djalma Baeta, adquirida por Oscar Caetano Gomes em 1932 que conclui a construção no desenho hoje conhecido. Ela foi palco de importantes reuniões políticas e de recepção de autoridades à cidade. Ela foi reformada por dona Lená, filha de Oscar Caetano Gomes, que nela reside. Para manter as raízes na cidade, o neto de Oscar Caetano Gomes, o procurador Jarbas Soares Júnior, a adquiriu.
SOLAR RAUL COUTINHO
Foi construída por Antônio Bispo dos Santos e deixada como herança para Casilda Dulce dos Santos e irmãs. Foi adquirida, depois, por Antonio Marcondes de Menezes e, por fim, vendida ao comerciante Raul Coutinho que nela residiu e constitui família casando-se com a mestra Alzira Coutinho. Esta casa guarda a mesma faixada depois de reformada por Raul Coutinho, um belo frontispício que, segundo a mestra Alzira, em entrevista ao jornal O Barranqueiro, “teve o pano que o cobria descerrado ao som de banda de música”.
Dr. Max, neto da mestra Alzira, planeja reformar a casa, naturalmente conservando o seu padrão arquitetônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário