No lar dos Idosos São Francisco de Assis muitos dos assistidos são de idade avançada e com muitas limitações físicas que dependem de muita assistência material e espiritual. Recebem toda atenção material por parte dos servidores da casa, com muito desvelo e carinho. A parte espiritual é suprida por grupos de Cenáculos e Legionários de Maria através da oração do terço, todos os domingos; comunhão duas vezes por mês e santa missa uma vez por mês. Na parte social/recreativa os momentos são proporcionados pela Associação Comunitária de Homens e Mulheres da Terceira Idade (eventos especiais – São João, Natal, e outros) e Droga Rede (comemoração dos aniversariantes do mês).
Entre os assistidos tem um idoso que se locomove e comunica com maior facilidade, o que lhe permite assistir os demais idosos da casa ajudando as cuidadoras. Quis ele, no entanto, mais atividade. E assim, lembrando de seus tempos de trabalhador rural, manifestou ao Francisco Vieira (Chicão de Noca) e sua esposa Lucilene, que regularmente visitam o lar, inclusive levando a Eucaristia, que gostaria de plantar uma hortinha no lar. Chicão, prestimoso e muito amigo dos idosos da casa, cuidou de fazer um canteiro para ele, levou adubo e providenciou as sementes. Resultado: em pouco tempo a hortinha do João ganhou vida criando um espaço verde no corredor do Lar. Hoje, alegre, ele já colhe todos os dias algumas pimentas para seu almoço e fornece tempero para a cozinha do lar – coentro, cebolinha e salsa.
Mais do que o alimento é a oportunidade que foi dada ao João de se reencontrar com o passado, com a vida que ficou para trás; foi a de dar alegria a uma pessoa que, de repente, tornou-se reclusa da sociedade. E foi, ainda, sem dúvida, uma satisfação muito grande para Chicão e Lucilene que com um gesto de bondade, cultivaram o amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário