terça-feira, 4 de novembro de 2025

SÃO FRANCISCO: 148 ANOS


No dia 5 de novembro de 1877 a Vila São José de Pedras dos Angicos foi elevada à categoria de cidade recebendo o nome de São Francisco e, com tal ato, para ela foi transferida a sede do município de São Romão. São Francisco, contudo, tem uma história mais remota, possivelmente ao ano de 1702 (não há registro da data exata), com o assentamento da gleba de Domingos do Prado e Oliveira, que recebeu o nome de Pedras de Cima, referência ao belo cais de pedras azuis onde foi plantada a fazenda que, depois receberia o nome de Pedras dos Angicos, referência ao bosque de árvores do mesmo nome existente nas proximidades do cais. Com a criação da paróquia de São José em 1876, o povoado foi elevado à categoria de Vila de São José de Pedras dos Angicos. Em o resumo da origem de São Francisco.

O tempo foi passando. Pelo caminho do rio, embarcado em vapores, chegavam as famílias (Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e outros estados), que foram formando a sociedade da nova cidade. Outras famílias vieram pelo sertão, do núcleo fundado por Antônio Gonçalves Figueira, fundador de Montes Claros, companheiro de Matias Cardoso, pai de Januário Cardoso e tio de Domingos do Prado). Nos primeiros anos foram muitas as batalhas de combate a índios e bandoleiros e a índios rebelados no Nordeste.

Muita história passada, tantas lutas, tantas tragédias que geraram fatos marcantes, ainda que indesejáveis: Antônio Dó, Andalécio, o Barulho, que resultados da sanha política muito deletéria. São Francisco ocupava uma vasta área indo a limite com Goiás, englobando São Romão, Buritizeiro, Arinos, constituindo grande município. Vieram as emancipações: São Romão, Arinos e Buritizeiro e ainda assim, o município de São Francisco ocupava um vasto território de mais de 8.141km². Foi depois fracionado perdendo os distritos de Urucuia (que englobou Pintópolis) Serra das Araras (Chapada Gaúcha) e Icaraí de Minas. Atualmente com a área de 3.208 km², o 20º maior município do estado em extensão territorial São Francisco tem uma expressiva pecuária, com o maior rebanho bovino do Norte de Minas e grande produtor de leite. Certamente que portas se abrirão ensejando seu desenvolvimento com a ligação com o Noroeste de Minas e Brasília-DF através da ponte sobre o rio São Francisco. São novos tempos, é preciso, contudo, dar maior ênfase a sua cultura, que é muito expressiva em vários campos, uma das maiores do Norte de Minas. No caso, desponta-se o trabalho que vem realizando a Secretaria Municipal de Cultura com uma atenção muito especial para vários setores da manifestação da cultura popular e alavancando o turismo.

Há, então, motivo para comemorar os 148 anos da cidade e o desenvolvimento do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário