Os três Reis Magos Baltazar, Gaspar e Belchior, depois de Maria, José e os pastores, foram os primeiros humanos a contemplar e adorar em seu berço o Menino Jesus. Eles são figuras da tradição cristã que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Menino Jesus e lhe oferecer presentes: ouro, incenso e mirra, simbolizando sua realeza, divindade e humanidade, respectivamente. A Bíblia os descreve como "magos" (sábios), mas a tradição os transformou em reis, celebrados no Dia de Reis (6 de janeiro), que marca o fim do ciclo natalino. No livro Médico de Homens e de Almas sobre a vida de São Lucas a autora, Taylor Caldwell, fala sobre a visão dele com a Estrela que iluminou o céu do Oriente no nascimento de Jesus. Foi a estrela que guiou os Três Reis até Belém para adorar o Menino Jesus. Nesta data, 6 de janeiro, Dia de Reis celebra-se a Epifania, a manifestação de Cristo e encerra-se as festividades de Natal no Brasil com folias de reis e presépio.
As folias de reis revivem a jornada dos Três Reis Magos visitando presépios do dia 25 de dezembro ao dia 6 de janeiro. Ela foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Originada de antigos reiseiros portugueses que cantavam reis de porta em porta, na época do Natal, sua devoção foi de tal modo diversificada que dificilmente se encontram duas folias iguais. Mas, se cada uma representa um universo próprio, único, existem entre elas traços comuns, que são a configuração básica deste auto, que conta o nascimento de Cristo e a viagem dos Reis Magos a Belém. Ela tem cunho essencialmente religioso, são grupos organizados por devoção ou pagamento de promessa, cuja duração, segundo a tradição, é de sete anos, no mínimo. Adão Barbeiro, Locha, Vicente Quiabo, Minervino, Irmãos Corrêa, João Raposo e Tone Raposo com importante trabalho através da Cultuarte e tantos outros que deixaram seus nomes nas jornadas com as folias.
O encerramento da jornada dos foliões da cidade aconteceu no dia 6 em cerimônia realizada na igreja Santos Reis do bairro São Lucas com celebração de Santa Missa e, depois, várias apresentações de grupos de foliões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário